ANJOS, QUERUBINS E SERAFINS

Anjos, Querubins & Serafins

1- ANJOS

Seres celestiais mais elevados do que o homem em dignidade, Sl 8.6; Hb 2.7, que não se casam nem se dão em casamento, Mt 22.30.
Pela sua natureza, são chamados filhos de Deus, pelo menos em poesia, Jó 1.6; 37.7, e pelo seu caráter, são chamados santos, Jó 5.1; Si 89.5,7.
O seu oficio é determinado pela palavra anjo. Em outros livros da Bíblia, há indícios de duas categorias de anjos em oficio e dignidade, como sejam os arcanjos (chefes) e outros de inferior posição, 1Ts 4.16; Jd 9. Estas duas classes não são as únicas.
Há os anjos caídos e os que não caíram; há tronos e domínios, principados e potestades, Rm 8.38; Ef 1.21; 3.10; Cl 1.16; 2.15. Querubins e Serafins, todos os quais parecem pertencer à classe angélica. As forças inanimadas da natureza pelas quais se opera todo o movimento econômico do universo são mensageiros de Deus, Sl 104.4. A pestilência e a morte, quando obedecem a atos especiais do governo divino, são representadas como operando sob a direção dos anjos, 2Rs 24.16; 19.25; Zc 1.7-17. Escapando à vista humana, acampam-se a roda dos que temem a Deus, Sl 34.7; Gn 28.12; 48.16; 2Rs 6.17; Is 43.9.
O Anjo do Senhor apareceu em forma humana a Abraão, a Agar, a Ló, a Moisés e a Josué; aos israelitas em Boquim, a Gideão e a Manoé.
Um anjo do Senhor apareceu a Elias e a Daniel. Os anjos ocupam lugar saliente na história de Jesus, anunciando o seu nascimento e o de seu precursor, proclamando o seu advento aos pastores, servindo-o depois de sua vitória no deserto e de sua angústia no jardim, Lc 22.43, Foram ainda os anjos que deram as boas novas aos discípulos na ressurreição e ascensão. Um anjo assistiu a Pedro, outro a Paulo.
Alguns destes mensageiros de Deus são conhecidos pelos seus nomes, como Gabriel, Dn 8.16; 9.21; Lc 1.19,20: e Miguel, Dn 10.13,21; Jd 9; Ap 12.7. Há alguns anjos, enviados a executar ordens divinas, que são chamados Anjo do Senhor, 2Sm 24.16: 1Rs 19.5-7. Também se menciona um anjo, que em certas circunstâncias parece ser distinto de Jeová e que, no entanto se identifica com ele, Gn 16.10,13,14,33; 22.11,12,15,16; 31.11,13; Ex 3.2,4; Js 5.13-15; 6.2; Zc 1.10-13: 3.1,2. Assim, em Gn 32.30, se menciona um anjo em que se revelava a face de Jeová que tinha o nome de Jeová, e cuja presença equivalia a presença de Jeová, Gn 22.11; Ex 32:14: 33.14; Is 63.9. O anjo do Senhor aparece como uma manifestação de Jeová, um com ele e, todavia diferente dele.

2- QUERUBINS

Nome do guardião que o Senhor pôs à entrada do Éden para impedir que nossos primeiros pais se aproximassem da árvore da Vida, depois de serem expulsos do Paraíso, Gn 3.24. Quando se construiu a Arca para o Tabernáculo, foram trabalhados dois querubins, feitos de puro ouro, e colocados sobre a arca com as faces voltadas um para o outro, e cobrindo-a com as asas estendidas, Ex 25.18-20; 37.7-9.
Simbolizavam a presença de Jeová, cuja glória se manifestava entre eles, Lv 16.2, e que habitava no meio de seu povo, estando presente no tabernáculo para receber a sua adoração, Ex 25.22; Lv 1.1. Há freqüentes referências à habitação de Jeová entre querubins, Nm 7.89; 1Sm 4.4; 2Sm 6.2; 2Rs 19.15; Sl 80.1; 99.1; Is 37.16. As cortinas do Tabernáculo eram bordadas com as figuras de querubins, Ex 26.1.
No oráculo do Templo foram postos dois gigantescos querubins de quase seis metros de altura, cujas asas estendidas tinham igual comprimento à altura. Eram feitos de pau de oliveira e cobertos de ouro, 1Rs 6.23-28; 8.7; 2Cr 3.10-13; 5.7,8; Hb 9.5.
As paredes do Templo eram esculpidas em roda de entalhes e molduras, com querubins e palmas, 2Rs 6.29, Em um poema, Davi representa Jeová montado sobre querubins e voando sobre as asas dos ventos, 2Sm 22.11; Sl 18.10. Ezequiel teve uma visão de querubins perto do rio Cobar, cada um deles tinha quatro faces e quatro asas, Ez 10.1-22; comp. 9. 3. Os quatro querubins parecem ser idênticos às criaturas que ele viu, cada uma com quatro faces com rosto de homem, rosto de leão, rosto de boi e rosto de águia, cp. 1.5-12; com 10.20,21. Estes querubins sustentavam o trono de Jeová, 1.26-28; 9.3. Finalmente, o apóstolo João descreve no Apocalipse quatro animais com rostos semelhantes aos já descritos, Ap 4.6-9. Em toda a Bíblia os querubins são apresentados como seres, entes animados, com a inteligência de homem, com a força do boi, com a coragem do leão e com movimentos livres como a águia para dominar o espaço. Eles representam uma ordem de anjos.

3- SERAFINS

Nome de entes celestiais que estavam à roda do trono de Deus, na visão de Isaías. Cada um deles tinha seis asas: com duas cobria a face, e com outras duas cobriam os pés e com duas voavam. E clamavam um para o outro, e diziam: “Santo, Santo, Santo, Senhor Deus dos Exércitos cheia está toda a terra da sua glória”, Is 6. 2,3.
Tendo o profeta confessado ser homem de lábios impuros, um dos serafins voou para ele levando na mão uma brasa viva, que havia tomado do altar com uma tenaz, e tocou com ela a boca do profeta dizendo: “Eis aqui tocou esta brasa os teus lábios, e será tirada a tua iniqüidade, e lavado será o seu pecado”.
A Escritura nada mais diz a respeito de serafins, senão o que se contém nesta passagem. Quem eram eles? Os serafins eram uma ordem superior de anjos, segundo o entendimento dos judeus.

Um comentário:

  1. A MENTIRA E O ENGANO DA PRÁTICA
    DO DÍZIMO EM NOSSOS DIAS.

    O DÍZIMO NÃO ERA OBRIGATÓRIO NEM NO VELHO TESTAMENTO.

    DEPOIS O DÍZIMO PASSOU A SER SUGERIDO POR DEUS COMO FORMA DE ALIMENTAR O POVO LEVITA E CONSTATAR A FIDELIDADE DO POVO JUDEU.

    QUANDO DEUS DIZ LÁ EM MALAQUIAS QUE ROUBAMOS A DEUS. ELE DEUS QUER DIZER OS SACERDOTES DA ÉPOCA, ESTES ROUBAVAM O MELHOR DOS DÍZIMOS DAS 11 TRIBOS E DAVAM O QUE RECEBIAM DE MAIS FRACO. COM ISSO ESTES SACERDOTES ROUBAVAM A DEUS. NOS DÍZIMOS.


    Não existe na bíblia nenhuma referencia mandando pagar o dízimo. Abraão deu o dízimo de tudo a Melquisedeque voluntariamente. Jacó, voluntariamente fez um voto a DEUS no qual ele prometia dar o dízimo de tudo DEUS o abençoasse. Em Malaquias, DEUS não está chamando de ladrão quem não paga os dízimos. O dízimo foi instituído por DEUS em levíticos simplesmente por um motivo: Hoje, quando pecamos, temos alguém que morreu em nosso lugar, sobre o qual, mediante arrependimento, lançamos as nossas culpas. ELE morreu uma vez por todas por nossas culpas. Na época do levítico, era diferente, pois JESUS ainda não havia morrido por nossas culpas; então DEUS para expiar nossos pecados, mandou que os homens (ser humano) transferissem a culpa para um animal, o qual era sacrificado em nosso lugar. Só que tinha um problema: Israel tinha aproximadamente 3 milhões de pessoas; então era animais demais para sacrificar, o que tomaria o tempo todo; para resolver o problema, DEUS mandou que Moisés separasse uma quantidade equivalente de pessoas para atender a demanda, sendo então necessário a cada 10 pessoas mais ou menos, tirar um para atendê-los, ou seja, das 12 tribos tirou a de Levi. Para seu sustento, então as 11 tribos trariam o dízimo do que produzissem para os levitas, e dos sacrifícios que eram menos, para os sacerdotes. Eis aí então a instituição dos dízimos. Em Malaquias quando DEUS diz que estão roubando, é porque os sacerdotes estavam pegando os dízimos para eles, o que seria dos Levitas.

    HOJE O QUE DEUS QUER É QUE AJUDEMOS O POBRE DA NOSSA IGREJA PRIMEIRAMENTE. E O NECESSITADO. NÃO COM DÍZIMO MAIS COM OFERTAS DE AMOR., AMOR., AMOR. E NÃO COM LEI. IMPOSIÇÃO, E MALDIÇÃO.
    DEUS NÃO POE MALDIÇÃO EM NINGUÉM. DEUS É AMOR. AMOR. AMOR.


    ABRAÇOS. JESUS NOS AMA E JÁ PAGOU O PREÇO, NOS LIBERTOU DE TODA A LEI. E SEREMOS JULGADOS PELA GRAÇA E NUNCA MAIS PELA LEI.

    CESAR ALONSO CARRERA. Email. alonsocarrera@hotmail.com

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