Vida em Cristo

A Resposta dada a Jesus ao pedir que abrissem o tumulo, mostra a falta de fé daquele povo. "Mestre, cheira mal". Talvez até deva ter ocorrido um pouco de indignação entre aquele povo, pois afinal de contas, Jesus poderia muito bem ter vindo antes, e agora vai querer abrir o tumulo só para entristecer mais ainda a família. A tarefa de ressuscitar Lázaro era tão absurda, e parecia tão impossível a todos, que ninguém teve a perspicácia de compreender o que Jesus estava para fazer.

 
 


 

A RESSURREIÇÃO DE LÁZARO

João 11:04-50

Neste trecho que nós lemos, poderíamos acrescentar mais um nome na lista de pessoas que se encontraram com Deus neste dia. Lázaro também fez parte deste momento, e na verdade ele foi protagonista da história.

Ao receber a notícia da morte de Lázaro, Jesus ainda permaneceu alguns dias, e então tenta insinuar aos discípulos que o amigo havia morrido, mas logo tem de ser direto e dizer o acontecido.

Esta passagem narra o ponto principal dos milagres de Jesus, de duas maneiras básica: alegre e triste.

No sentido alegre: é o sinal externamente visível de que o Cristo de Deus já venceu a morte e a sepultura. Depois da operação deste milagre, bem podemos exclamar: "Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?" (1 Co 15.55).

No sentido triste. Os dez capítulos anteriores indicam de que maneira Jesus se revelou aos judeus, de todos os modos diferentes que pudessem inspirar a verdadeira fé, e narram como cada nova revelação só servia para enchê-los de amargura e dureza, até que a hostilidade deles chegasse a um ponto desesperador. Jesus se manifestou como Doador da vida, mas não queriam chegar a Ele a fim de receberem esta vida; Jesus declarou-lhes ser o Pão da Vida, mas não tinham apetite por comida espiritual; Jesus proclamou ser a Luz do mundo, mas eles preferiram andar nas trevas; Jesus disse que era o Bom Pastor; eles, porém, não queriam ouvir a sua voz nem ser guiados por Ele. Agora, finalmente, comprova ser Ressurreição e a Vida, e planejam condená-lo à morte. Crime dos crimes: mataram o Autor da vida! (At 3.15).

Jesus, chegando ali, encontrou a seguinte situação: Lázaro já estava na sepultura, e Maria e Marta estavam enlutadas na casa de amigas. Quando chegou a elas a notícia de que Jesus se aproximava, "ouvindo pois Marta que Jesus vinha, saiu-lhe ao encontro; Maria, porém, ficou assentada em casa" (v. 20).

Mas naquele dia, todos aprenderam algumas lições que vamos estudar agora:

1- Para Deus, não existe tempo impossível (11.17)

"Disse, pois Marta a Jesus: Senhor, se tu estiveras aqui, meu irmão não teria morrido" (v. , 21). Provavelmente, havia no íntimo de Marta uma luta entre a confiança e a dúvida. A resposta de Jesus, ao receber a notícia da enfermidade de Lázaro, fora: "Esta enfermidade não é para morte, mas para a glória de Deus; para que o Filho de Deus seja glorificado por ela" (v. 4). Agora, porém, o irmão dela estava morto. Como harmonizar a promessa de Jesus com as condições reais?

Marta viu sua fé submetida a três provas:

A primeira: a ausência de Jesus. Todos poderiam ter faltado, mas a presença d'Ele ao lado do irmão era indispensável.

A segunda: a demora de Jesus. Esperava-se que ele comparecesse juntamente com o mensageiro que fora procurá-lo; Ele, porém, adiou a viagem.

A terceira: a perda do ente querido. O irmão estava morto, mas poderia estar com vida se Jesus estivesse presente.

Muitas vezes esperamos tanto alcançar alguma coisa, que ficamos ansiosos enquanto aguardamos. O problema e que a ansiedade, gera angústia, e essa angustia com o tempo, vai virando impaciência, e acabamos por achar que o tempo está passando muito rápido, e que estamos ficando para traz.

As vezes chegamos a pensar que não haverá mais chance, e que não há mais tempo hábil para que aquilo aconteça. Pois é nesse momento que Deus entra em ação, e realiza tudo.

Deus é o Dono do tempo, e não nós. Somos sim pessoas limitadas no tempo, mas servimos a um Deus, que não está limitado como nós, e portanto conhece tudo e realiza tudo no tempo certo.

2- Para Deus não existe desejo impossível - 11.22,23

"Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar" (v. 23). Jesus se referia ao milagre que estava para operar; Marta, no entanto, não compreendeu, e replicou: "Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia". Então declarou Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá". Marta acreditava que Jesus poderia ter sido a Ressurreição (v. 21), e que, no fim do mundo, seria a Ressurreição. O Senhor Jesus Cristo, em virtude da sua natureza divina, diz: Eu sou. Não é tarde demais para ressuscitar Lázaro, nem é cedo demais para a ressurreição; hoje mesmo, Eu sou a ressurreição deste irmão (cf. Hb 13.8). Note que "a ressurreição e a vida" representam causa e efeito: Jesus é a ressurreição porque é a vida. É a vida que produz a ressurreição.

Como seres humanos, é salutar que não tenhamos tudo aquilo que desejamos, pois do contrário, não aprenderíamos os limites de nossa vida.

Mas não ter tudo o que deseja, não significa necessariamente não poder ter tudo o que deseja!

As vezes pensamos que nossos sonhos são impossíves de serem realizados, mas se esses sonhos que você tem estão dentro dos padrões dos sonhos de Deus para suas vidas, ele irá acontecer, por mais absurdo que pareça, por mais difícil que seja.

Não existe desejo que possamos ter que seja impossível ao nosso Deus, o que existe sim são desejos que não estão dentro dos planos de Deus para nossas vidas.

3- Para Deus Não existe tarefa impossível - 11.40

A Resposta dada a Jesus ao pedir que abrissem o tumulo, mostra a falta de fé daquele povo. "Mestre, cheira mal". Talvez até deva ter ocorrido um pouco de indignação entre aquele povo, pois afinal de contas, Jesus poderia muito bem ter vindo antes, e agora vai querer abrir o tumulo só para entristecer mais ainda a família.

A tarefa de ressuscitar Lázaro era tão absurda, e parecia tão impossível a todos, que ninguém teve a perspicácia de compreender o que Jesus estava para fazer.

Muitas vezes, vemos nossas vidas tomando rumos, que nós mesmos não compreendemos, e muitas vezes tememos em aceitar. Mas Deus deseja realizar coisas impossíveis em nossas vidas.

Quando eu digo impossível, estou falando realmente de algo que não tem como acontecer, é humanamente impossível, não existem meios morais, legais, ou científicos de acontecer. Mas se você confiar em Deus, acontecerá.

CONCLUSÃO

Quero concluir hoje de uma maneira diferente. Nòs vimos neste encontro entre Marta, Maria e Jesus, que para Deus, nada é impossível, tudo pode ser realizado por Ele.

Gostaria de chamar a frente aqueles que tem desejos impossíveis para que possamos orar por você.

Pb. Gaspodini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Países Que Ouvem a Gospel ELIOM
free counters

GOSPEL ELIOM FM

ESTAMOS TRABALHANDO GRANDEMENTE NESTA OBRA PARA LEVAR O EVANGELHO AOS QUATRO CANTOS DESTE MUNDO, E SENDO ASSIM, ESTAMOS EM BREVE, ALÉM DA INTERNET, ORANDO A DEUS PARA ABRIR UMA PORTA E A RADIO GOSPEL ELIOM TAMBEM SER TRANSMITIDA POR FM.
AJUDENOS EM ORAÇÃO, DEUS VAI ABENÇOAR VOCÊ GRANDEMENTE.
SE VOCÊ GOSTOU DESTE SITE E DESEJAR A SER CONTRIBUINTE PARA QUE ESTA OBRA NÃO PARE, VOCÊ PODE DEIXAR SUA CONTRIBUIÇÃO.

Banco do Brasil
Ag 3174-7
CC 16832-7

Radio Gospel Eliom - Um Sonho que é Realidade